Créditos: Morada da Floresta / Bebês Ecológicos

Por mais práticas que sejam as fraldas descartáveis, sua  produção tem como matéria prima crucial o petróleo, um recurso não renovável, em seus componentes plásticos. Nas partes absorventes, usa polpa de celulose, retirada das árvores. Estima-se que 1 bilhão de árvores são usadas, por ano, para suprir a indústria de fraldas no mundo.

Elas também demandam toneladas de litros de água para serem fabricadas e consomem outras toneladas de combustíveis para serem distribuídas mundo a fora. Tudo isso para serem usadas uma única vez e jogadas fora em seguida, quando voltam a pedir transporte de caminhões para serem levadas para lixões ou aterros, onde permanecem por séculos.

Descarte

Um bebê utiliza em média 5000 unidades até o seu desfralde; estas levam, o plástico resistente empregado em fraldas leva 600 anos para se decompor.

Estimativas apontam que as fraldas descartáveis representam cerca de 30% do lixo mundial não biodegradável. Apenas na cidade São Paulo são enviadas cerca de 300 toneladas de fraldas descartáveis para os aterros sanitários por dia.

O impacto negativo das fraldas descartáveis é gigantesco atualmente.

Só no Brasil, estima -se  que, são  descartadas 204 fraldas por segundo, 12.240 fraldas por minuto, 734.400 fraldas por hora, 17.625.600 fraldas por dia. Ou, considerando-se 300 gramas por fralda, mais de cinco milhões de toneladas desse material descartado em nosso país, por dia. Quase 2 bilhões de toneladas ao ano.

Queimá-las não é uma solução, pois liberam substâncias tóxicas e cancerígenas. Evitar que

essa fumaça tóxica se misture ao ar que respiramos é complexo e caro, além de gerar filtros

contaminados que, por sua vez, precisam de uma destinação ao final de seu vida útil.

Confira na íntegra o Estudo da Pegada Ecológica publicado:

http://realdiaperindustry.org/

Podemos seguir nesse ritmo sem consequências? Óbvio que não.

Ninguém quer deixar para seu filho ou filha, um planeta cheio de aterros geradores de gases e líquidos perigosos para a vida. Mesmo se bem administradas, essas instalações tomam um espaço precioso de nosso planeta, já tão envolvido em disputas pelo uso da terra.

A Fraldas de pano de acordo com os estudos de pegada ecológica, é a opção mais sustentável, usam menos recursos para serem fabricadas e duram por todo o período do desfralde do bebê.

Uma boa fralda de pano dura cerca de três anos. 24 fraldas de pano são suficientes para o uso de um bebê até seu desfralde completo. Você trocaria 24 fraldas de pano por 5500 fraldas descartáveis?

Alguns cuidados tornam o uso das fraldas de pano ainda mais ecológicos. Entre eles, o descarte correto das fezes do bebê. A limpeza começa com a eliminação dos dejetos no local mais adequado que é o vaso sanitário. Este ato também traz significativo benefício, se comparado ao descarte desse resíduo junto com o lixo doméstico.

Além de serem mais ecologicas, as fraldas de pano são também mais confortáveis para os bebês e vão representar uma grande economia financeira.

As fraldas de pano modernas são práticas para usar?

Sim, a marca Bebês Ecológicos pesquisou e lançou no mercado brasileiro o uso de  tecidos técnológicos como:

  • tecido de biquini super resistente a lavagem em máquina de lavar seca rápido
  • uso do melton como absorvente de fralda, que absorve bem com pouco volume e reduziu o tamanho da fralda de pano antiga em ¼ de tecido, ou seja menos dobra, menos volume e nada de alfinetes.
  • sistema de ajuste por elásticos caseados que ajusta de um bebe de 3 kg até o desfraldeBasta armazenar em um balde a seco e lavar em máquina de lavar

    Dicas para uma lavagem mais ecológica

    Acumule as fraldas e seus respectivos absorventes para serem lavados na máquina de lavar todos de uma só vez.

    Deixe a fralda livre de resíduos sólidos antes de lavá-la.

    Utilize em torno de uma colher de sopa rasa de sabão biodegradável, como sabão de coco, sem testes em animais.

    Utilize água fria nas lavagens e seque as fraldas ao ar livre.

    Para esterilizar utilize vinagre no compartimento do enxague,  destinado ao amaciante na máquina de lavar. Um pouco de álcool branqueia, desinfeta, limpa e substitui o sabão.

    – A água utilizada em sua lavagem pode ser depositada na terra, pois é rica em nutrientes

    orgânicos.

    Engaje-se nessa causa. O planeta e as crianças agradecem!

    Fonte: https://bebesecologicos.eco.br/fralda-de-pano-x-consumo-de-agua/

CultivoCultura 2016 ~ Produzido por tr3zetrintaeum