Benefícios do Iogurte Caseiro

8 de janeiro de 2018 by in category Sabores, Saúde with 0 and 0

Uma das principais vantagens do iogurte caseiro é que este não contém aditivos nem conservantes e os nutrientes não perdem suas propriedades naturais com o processo industrial. Este alimento concentra uma grande quantidade de componentes que beneficiam a saúde das seguintes maneiras:

Fonte: https://melhorcomsaude.com/preparar-iogurte-caseiro-quais-sao-seus-beneficios/
  • É de fácil digestão, razão pela qual muitas pessoas que são intolerantes à lactose podem consumi-lo sem problema.
  • É ideal para combater infecções no sistema digestivo, já que contem cem milhões de bactérias vivas que possuem uma grande quantidade de vitamina do grupo B.
  • Seus componentes ajudam a estabilizar a flora intestinal e os microrganismos do sistema digestivo. Suas bactérias convertem a lactose em ácido láctico.
  • É recomendado para problemas de diarreia e prisão de ventre, já que impossibilita o desenvolvimento das bactérias que causam danos ao intestino, quase sempre provenientes da alimentação.
  • Contem cálcio, magnésio e fósforo, minerais indispensáveis para manter os ossos fortes e saudáveis.
  • Pode ajudar a diminuir o colesterol, favorece a absorção da gordura e reduz os efeitos negativos dos antibióticos.
  • É um aliado para a saúde da pele, já que proporciona suavidade, regeneração, saúde e beleza.
  • Atua como um esfoliante para a pele, capaz de limpar profundamente os poros e eliminar as células mortas.
  • Vários estudos determinaram que seu consumo regular poderiaajudar a reduzir os riscos de infecções vaginais. Deste modo, este produto pode ser aplicado diretamente na zona vaginal para combater a candidíase.
  • O iogurte contém a mesma quantidade de potássio que uma banana e a mesma quantidade de proteína que um ovo ou 30 g de carne.
  • O consumo regular de iogurte caseiro também pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico.

Como preparar o iogurte caseiro:

Ingredientesiogurte-caseiro
1 litro de leite integral tipo A
1 pote de iogurte natural sem açúcar (170 g)

Modo de preparo
Retire o iogurte da geladeira e deixe em temperatura ambiente – ele não pode estar gelado na hora de misturar com o leite. Preaqueça o forno a 240 ºC (temperatura alta) por 15 minutos – após esse período, desligue o forno e mantenha a porta fechada para manter o calor.
Enquanto o forno aquece, coloque o leite numa panela média e leve ao fogo baixo. Mexa delicadamente com uma espátula por cerca de 15 minutos até começar a formar espuma na superfície. Atenção: não deixe ferver! Nesta etapa é importante mexer para impedir a formação de nata. Se você estiver usando um termômetro culinário, meça a temperatura: o leite deve atingir 90 ºC.
Transfira o leite para uma tigela de cerâmica, vidro, ou panela de ferro – quanto mais calor o recipiente reter, melhor para manter a temperatura de crescimento dos lactobacilos.
Deixe o leite esfriar mexendo de vez em quando, até amornar. Para verificar a temperatura, coloque o dedo indicador dentro do leite – você deve conseguir mantê-lo por 10 segundos. Se estiver usando um termômetro culinário, a temperatura ideal neste momento é ao redor de 45 ºC. Esse é ponto chave da receita: quando muito quente, o leite pode matar os micro-organismos responsáveis pela formação do iogurte; quando muito frio, ele não estimula o crescimento e atividade dos mesmos.
Numa tigela pequena coloque o iogurte e misture bem com uma concha do leite morno até dissolver. Acrescente a mistura ao restante do leite, misturando delicadamente.
Tampe a tigela com filme e embrulhe num pano grosso ou cobertor – a ideia é manter o leite aquecido. Coloque a tigela embrulhada dentro do forno aquecido (desligado) e deixe por no mínimo 8 horas até formar o iogurte (esse processo pode levar de 8 a 12 horas, dependendo da temperatura ambiente). Se preferir prepare na noite anterior.
Depois de pronto, leve a tigela com o iogurte para firmar na geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir. Eu coloco depois em um pano para tirar todo o soro, porque eu gosto mais consistente.
Consuma puro, com mel ou frutas.
Experimente também utilizar o iogurte caseiro nas seguintes receitas: iogurte com coco e mel, sacolé de iogurte com coco, tzatziki, ayran ou bolo de iogurte com especiarias

OBS: se preferir, em vez de preparar o iogurte numa tigela grande, distribua o leite morno misturado com iogurte em 8 potes de vidro individuais com tampa e leve para descansar – assim o iogurte fica pronto e já porcionado!
Dica: no passo 6 da receita, em vez de utilizar o forno aquecido você pode manter a tigela embrulhada dentro de uma bolsa térmica e junto com garrafas de água quente (fechadas) – assim você consegue manter a temperatura morna do leite durante toda a noite.

 

CultivoCultura 2016 ~ Produzido por tr3zetrintaeum